As sete maravilhas do mundo
Essas são as grandes maravilhas feitas pelo homem, selecionadas no século II pelo poeta grego Antipater, entre as obras mais apreciadas pelos gregos e romanos. Algumas datas são desconhecidas ou até contraditórias, mas isso não impede que possamos conhecer como foram criadas, porquê foram feitas e como foram destruídas (Exceto as pirâmides do Egito) as grandes maravilhas desenvolvidas pelo homem.
As pirâmides do Egito
A única das sete maravilhas que existe até hoje. As pirâmides tem idade aproximada de 4500 anos e levaram em média de 10 a 30 anos para serem construídas. As mais populares são: as de Queops, Quefrém
Essas obras da arquitetura foram construídas para abrigar os túmulos de faraós, que levariam seus pertences junto, acreditando que poderiam usufruir seus bens na vida após a morte. As pirâmides se encontram no Egito, na cidade de Giza, próxima a capital, Cairo, onde milhares de pessoas circulam para apreciar o maravilhoso monumento deixado pelos povos antigos.
O Farol de Alexandria
O conquistador Alexandre, o Grande foi o fundador da cidade de Alexandria, na Macedônia. Ele nomeou várias cidades do seu império de Alexandria, por volta de 332 a.c. A maioria delas desapareceu, mas Alexandria no Egito existe até hoje.
Pela cidade se localizar próxima ao Rio Nilo, Alexandre, o Grande necessitava de algum símbolo que ajudasse os navios comerciais no movimento do porto. O Farol de Alexandria teve inicio de sua construção em 290 a.c. e quando foi concluída, vinte anos depois, era a mais alta construção existente, superado apenas pelas pirâmides. Alguns estudos indicam que o farol desapareceu devido aos terremotos e que seus restos encontram-se no fundo do mar.
A estátua de Zeus
Antigamente os gregos comemoravam os jogos Olímpicos no Templo de Zeus, para honrar o grande Deus, localizado na costa ocidental da Grécia.
Guerras pararam e os visitantes recebiam segurança para participar dos jogos. Com o aumento da popularidade dos jogos, o templo foi aumentado e foi construída dentro do templo uma estátua magnífica de Zeus. A estátua tinha uns 20 pés de largura e 40 pés de altura. A cabeça quase chegava ao teto do templo. A gigantesca obra foi construída a partir de 470 a.c. e foi destruída por volta de 462 d.c. no templo de Olympia, por um grande incêndio. Alguns esboços da obra que foram resgatadas encontram-se no museu do Louvre, em Paris.
O Mausoléu de Halicarnassus
Na cidade de Halicarnassus, capital de um pequeno reino na Ásia, havia um rei ambicioso que se apossou de várias propriedades vizinhas. Esse rei casou-se com sua irmã Artemisia e juntos reinaram por 24 anos.
Quando o rei morreu 353 A.C, a rainha decidiu fazer uma homenagem e decidiu construir o maior túmulo do mundo. Ela foi em busca de grandes artistas para o projeto. Não poupou despesas para a obra. Feito principalmente de mármore, a estrutura ergueu-se como uma praça, diminuindo o bloco cônico para um terço de 140 pés de altura do Mausoléu. A obra ficou intacta por séculos até cair nas mãos de Alexandre, o Grande. Até que uma série de terremotos fez com que o Mausoléu ruísse, por volta de 334 d.C. Foram encontrados alguns vestígios da obra, que se encontra hoje na Sala do Mausoléu, no Museu Britânico.
O Templo de Artemis (Diana)
De acordo com os historiadores, existiram vários templos de Artemis. O primeiro santuário foi construído por volta de 800 a.C. em uma faixa pantanosa perto do rio em Efesus. A Artemis grega é a deusa da caça.
A Artemis de Efesus era uma deusa de fertilidade e foi pintada freqüentemente com peitos múltiplos, símbolos de fertilidade. O santuário foi destruído e reconstruído várias vezes, no mesmo lugar, um local pantanoso. Acredita-se que a primeira tenha sido construída completamente em mármore e possuía 36 colunas. O Templo foi destruído durante uma invasão gótica em 262 D.C e depois de séculos o imperador romano se recusou a reconstruir o templo. Com o tempo, o mar invadiu toda a região, e hoje no local resta apenas uma coluna, para lembrar que havia uma das sete maravilhas do mundo naquele lugar.
O Colosso de Rhodes
Uma estátua gigantesca toda feita de bronze do seu Deus protetor, Hélios, foi feita para celebrar a vitória e a liberdade de Rhodes sobre Mausolus de Halicarnassus. Batalha essa que teve inicio em 357 a.C. com a invasão da ilha.
Essa estátua tinha 32 metros de altura e foi construída sob um pedestal de 50 pés, feita com o bronze derretido das máquinas de batalha, levou 12 anos para ser concluída. Ela foi feita com as pernas abertas entre o porto, para que os navios passassem sob ela. O Colosso agüentou por uns 50 anos, até que um terremoto levou-o ao chão. Fragmentos da estátua ficaram durante séculos nos portos.
Os Jardins Suspensos da Babilônia
De acordo com os historiadores, os Jardins foram construídos pelo Rei Nebuchadnezzar, que governou a cidade por 43 anos a partir de 605 AC.
Ele construiu os jardins em homenagem a sua esposa, pois a terra de onde ela veio era verde, áspera e montanhosa. Para criar esse ambiente, o Rei resolveu criar o jardim de acordo com a terra natal de sua esposa. Uma montanha artificial com jardins. A obra contava com um incrível sistema de drenagem de água, que vinha do Eufrates. De acordo com historiadores, as medidas dos jardins eram de aproximadamente 400 pés de largura por 400 pés de comprimento e mais de 80 pés de altura. Não se sabe exatamente como nem quando os jardins desapareceram, A única dúvida que existe é da veracidade das histórias sobre sua construção, pois existem algumas controvérsias sobre a obra.
Por Apocalipse2000