A capela dos ossos

Foto de um crânio preso a um pilar na Capela dos Ossos Imagine entrar em recinto e se deparar com a ossada de mais de cinco mil pessoas. Ossadas essas que revestem a parede e decoram o teto do ambiente. Crânios de pessoas que morreram na região vigiam aqueles que visitam esse local. Parece estranho? Mais estranho ainda é descobrir que esse lugar e uma capela. Seja bem-vindo a Capela dos Ossos.

A Capela dos Ossos é um dos sete complexos religiosos espalhados pelo mundo decorado com ossos humanos. Ela está localizada em um anexo da Igreja de São Francisco, em Évora, Portugal. Foi construida no século XVII por três monges, com o objetivo de mostrar as pessoas o quão passageira é a vida, e que todos somos iguais depois da morte. A inscrição na entrada "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos" exprime o objetivo de uma obra tão exótica.

A capela não é grande. Seu interior é formado por 3 naves de mais de 18 metros de comprimento e 11 de largura. Mas seus números relacionados a sua construção são assustadores: Calcula-se que lá dentro estão os ossos de mais de cinco mil pessoas decorando as paredes, pilares e o teto da capela.

Além de transmitir a mensagem de que a morte é inevitável para todos, suspeita-se que a construção da capela tenha sido motivada pela falta de cemitérios, e como era comum que nobres tivessem sua sepultura dentro de igrejas, para que ficassem mais próximos de Deus depois da morte, acredita-se que essa foi uma forma de aproximar as demais pessoas do paraíso.

Existem somente dois corpos inteiros expostos na capela: O de um homem e de uma criança. Diz a lenda que ambos, pai e filho, espancavam a mãe e quando morreram tiveram seus corpos expostos na capela como forma de punição por seus atos.

Visitamos a capela

Estivemos em Évora para visitar a Capela dos Ossos. Realmente, é um lugar que causa sensações controversas. Por um lado o medo de entrar em um ambiente coberto de ossos humanos, com crânios que parecem estar vigiando os visitantes. Por outro , a mensagem de que a morte é inevitável, e que somos todos iguais é muito forte.

Logo na entrada, a inscrição "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos" nos recepciona com um tom sombrio. O ambiente é escuro, iluminado por duas pequenas janelas. Toda a história é contada em placas espalhadas pela capela, para que possamos entender um pouco mais sobre essa obra tão bela e sombria.

Veja mais fotos da nossa visita a Capela dos Ossos

Foto da entrada da Capela dos Ossos

Foto da parede coberta de ossos

Foto do detalhe do teto, decorado com crânios

Foto do detalhe de um pilar, decorado com crânios


por Apocalipse2000