11 de setembro – dez anos atrás
Acredito que você deve ter feito o que grande parte das pessoas que presenciaram aquele triste dia 11 de setembro fez: Lembrar como como foi seu dia e onde estava durante os ataques ao World Trade Center. Mas e se fizermos um exercício de enxergar esses dez anos depois dos atentados? O que mudou em nossas vidas?
Tão importante quanto lembrar, acho que vale refletir um pouco em tudo o que aconteceu naquele dia e no que se seguiu nos últimos dez anos.
Foi uma manhã assustadora, uma tarde tensa e uma noite triste. Todos estavam chocados com o que aconteceu. Televisões de todo o mundo cobriam ao vivo o maior ataque que os Estados Unidos sofreram em seu território. A tarde foi de muita expectativa: Será que acabou? Vai acontecer mais alguma coisa? Qual a próxima etapa?
A noite foi o momento de selecionar as informações a serem divulgadas no horário nobre. Canais de notícia passaram praticamente todo o noticiário apresentando matérias sobre o atentado: Entrevistas, imagens chocantes e teorias conspiratórias.
Os anos se passaram, e olhando para trás, o que conseguimos supor (e não concluir) que mudou no mundo?
- Os Estados Unidos aumentaram sua paranoia com medo de novos ataques: Blackouts ou acidentes ocasionais já são grandes motivos para desconfiar de mais um ataque. Até jovens que usam o termo "bomba" em aeroportos são detidos e interrogados.
- Cai um ditador, mas não o responsável pelos ataques: A investida militar no Iraque fica mais clara a cada ano que foi um ato de desespero para encontrar um culpado. Osama não foi encontrado no Iraque e o país foi esmagado pelos americanos por outros interesses.
- Bin Laden morreu, mas não deixamos de sentir medo: Ataques terroristas já não dependiam mais dele, mas sem dúvida sua morte representou a vitória que os americanos precisavam para justificar esse atentado.
- Heróis anônimos e suas pequenas histórias: Não existe um super-herói e sim heróis anônimos, cujo super-poder é ter amor pelo próximo. Diversos documentários surgiram sobre heróis de situações isoladas, de atos de salvar uma única pessoa que reflete na esperança de uma vida nova, nem que seja para apenas uma pessoa. Cada pessoa salva, por um herói anônimo, vai lembrar desse dia e dessa pessoa para o resto da vida.
- A máquina da propaganda continua poderosa: Todos os anos a lembrança dos atentados era marcada por muita cobertura da mídia em todo o mundo. Nos emocionamos a cada anos com as recordações e manifestações. Mesmo sabendo que em ações militares orquestradas pelos americanos morreram muito mais do que três mil pessoas, nos esquecemos delas, e lembramos somente do que a imprensa quer que nos lembremos. Estamos tristes sim, pelas quase três mil mortes nos atentados, mas também devemos velar pelos heróis mortos (de ambos os lados) nas guerras seguintes.
Enfim, o mundo mudou depois de dez anos. Se mudou para melhor ou pior, depende do seu referencial pessoal. Mas o que não muda é a sensação de que somos seres humanos, e muito frágeis para aguentar tamanha violência. Enquanto as relações forem baseadas nessa violência, não conseguiremos chegar aos próximos dez anos evoluídos como seres humanos.
Enquanto isso, no Apocalipse2000
Em setembro de 2001, o Apocalipse2000 era mais um site no universo de material disponível na web. Claro que não havia tanto conteúdo disponível como hoje e nem as ferramentas de busca eram tão eficazes. Mas no dia 11 de setembro, o atentado aos Estados Unidos derrubou também o nosso site.
Em uma época onde pagávamos "Taxa de transferência" por navegação, imagine milhares de pessoas fazendo download de um arquivo de 0,5 MB. Foi terrível. Tiramos nosso site do ar e pagamos o equivalente a R$ 400,00 somente de excesso de transferência de dados.
Mas incrível mesmo foi a reação das pessoas logo após o atentado: As pessoas buscavam informações desesperadas na internet, e chegava em profecias ditas de Nostradamus, que as deixaram assustadas, e claro, vinham ao Apocalipse2000 para buscar mais informações.
Publicamos dias depois informações sobre essa falsa profecia, que está disponível
aqui. E esse marco na história da humanidade foi um marco para a nossa página também, que virou referência em busca por material confiável em situações de desespero.
Esperamos poder estar aqui nos próximos dez anos, mas não para testemunhar tamanha violência como essa de 11 de setembro.
Por Apocalipse2000