11 de setembro - 2 anos depois
Lembro-me da manhã do dia 11 de setembro de 2001. Um vendedor da empresa em que trabalho entrou na sala dizendo "Um avião bateu no World Trade Center". Parecia piada, mas em todos os jornais da Internet estava publicada uma foto com a torre pegando fogo. Poucos minutos depois, outro impacto - O segundo avião.
Foi um dia estranho e melancólico. Chegando em casa vi nos jornais televisivos as imagens da tragédia. Acho que até as pessoas que não tinham nenhum envolvimento com os Estados Unidos sentiram o choque.. inclusive eu.
Dois anos depois, a mídia coloca em destaque duas notícias: as homenagens de 11 de setembro e os eventos violentos no Oriente Médio. Outro momento para pensar: Os americanos estão sentindo na pele o que outras nações passaram com tragédias semelhantes?
Será que o mundo pararia pelas mortes no Afeganistão? E todas as pessoas que morreram no Iraque na ofensiva americana? Mesmo os pobres soldados americanos que estão caindo, quase um por dia, no Iraque. E as baixas na guerra da Libéria? Será que serão lembrados daqui um ou dois anos? São pessoas comuns, como as que estavam nas torres do World Trade Center.
É triste pensar que três mil pessoas morreram para mostrar que a poderosa potência americana não é tão forte como aparenta. Que é frágil como qualquer nação. O Terrorismo continua atacando, mas de outra forma - A psicológica.
No "apagão" de Nova York, há alguns meses atrás, o primeiro sentimento dos americanos foi o medo. Medo de outro atentado, medo de alguma coisa ruim que estaria acontecendo. Mas não estava. Hoje, 11 de setembro, o medo continua. Será que haverá outro atentado terrorista?
O povo americano não tem culpa dos interesses de seus representantes. George Bush continua sua busca pelo culpado pelos atentados. Pessoalmente, acredito que nunca vai encontrar e se encontrar, o corpo de Osama Bin Laden nunca aparecerá.
O povo americano está pagando com o medo as loucuras do seu governo. Enquanto Bush não repensar sua forma de agir com o resto do mundo, os americanos continuarão sendo o primeiro alvo num ataque terrorista... em qualquer lugar do mundo.
Dois anos depois, as feridas ainda estão longe de cicatrizar. Mais dificil ainda é esquecer aquelas imagens da queda das torres. Mas a vida continua, e temos que dar essa continuidade e tentar reparar os erros que causam essas tragédias. Mas o que mudou nesses 2 anos? Acredito que foram as diferenças entre as pessoas que causaram essa distância, esse medo e revolta dos povos. Uma única figura não representa o pensamento de uma nação inteira.
Americanos, Brasileiros, Árabes, Judeus, Africanos, Europeus e todos os povos do mundo. Vamos esquecer esse sentimento de raiva, revolta e ódio. São as diferenças que tornam as pessoas únicas, e especiais, mas são essas diferenças que causam os conflitos, os atentados e as guerras que dizimam povos, traumatizam nações e coloca a vida humana na condição de um pedaço de carne.
Acho que ainda temos um mundo muito complicado para mudar. A desigualdade de poder / social, educação, cidadania e etc. Mas, respeitando o próximo, seja ele qual for, sua nacionalidade, sexo, raça ou religião. Todos somos livres e queremos um mundo de paz. Acho que já passamos por guerras demais nesse mundo.
Que um 11 de setembro não se repita em lugar nenhum no mundo.
Por Apocalipse2000