Devido a grande polêmica sobre um texto de Ricardo Esteves no relato "Um OVNI na minha janela", publicamos essa matéria creditada apenas como "Stephen" sobre a fé, Jesus Cristo e Ufos. Um dos motivos dessa matéria foi o recebimento de muitos e-mails pedindo mais esclarecimentos sobre o assunto de Jesus Cristo ser um extraterrestre e chamar-se Sanandra. Outro motivo é a pesquisa mais aprofundada em um tema tão polêmico.
O intuito desse texto não é provocar uma discussão religiosa nem questionar a fé, mas estudar as possibilidades e hipóteses que já foram colocadas por outras pessoas.
SANANDA OU SANANDRA?
Quando se decide escrever sobre UFOs, o resultado é normalmente embaraçoso. A evidência acumula-se gradualmente e eu não quero convencer a todos, mas, deixe me colocar alguns itens dos meus arquivos. Num ensaio "Nós Estudamos Lifton", eu mostrei um parágrafo escrito por Robert Lifton sugerindo abduções onde eram uma "versão mística de um abuso infantil". O livro de Jung sobre discos voadores tem valor histórico, mas, a idéia que as pessoas tem sobre eles, é um elemento de profundas divergências. Para se ter uma idéia, o filósofo Gerald Heard ofereceu uma versão de super abelhas pilotando discos voadores provenientes de Marte. Já Arthur Koestler diz que respeita as pessoas que acreditam em UFOs da mesma forma que respeita as pessoas que conseguem ouvir os gatos conversarem.
Eu já mencionei minha admiração por La Barre. Ele fez um estudo chamado "Quando a Profecia Falha". Gostaria de citar um parágrafo deste trabalho.
O parágrafo do texto principal resume os pontos principais e confirma que o fanatismo religioso aumenta quando a profecia falha - "sem dúvida que há um aumento na democracia hoje, mas, para a maioria dos religiosos, colocam um valor verdadeiro na crença como há muito tempo não se vê". La Barre diz a respeito de Marian Keech - uma psicóloga que afirma: "Eu recebo mensagens do espaço, especificamente de Sanandra do planeta Clarion, prevendo o fim do mundo numa enchente. A dificuldade de achar Sanandra em Clarion é enorme, pois, é um planeta que está além de órbitas conhecidas".
O mais intrigante para alguns fanáticos é que Clarion rima com Marian. Ufologistas de plantão conseguiram descobrir que Marian era um pseudônimo para Dorothy Martin. Depois, concluíram que nas mensagens, Sanandra estava escrito errado por duas vezes - o nome verdadeiro é Sananda - mas, quem é Sananda? Após uma exaustiva pesquisa, La Barre vasculhou nomes da mitologia e confirmou que o nome é moderno, pois, não tem qualquer ligação com mitos antigos. Ele conseguiu pesquisar 6670 nomes. Acontece que nas mensagens de Marian este nome foi ficando mais e mais popular e com mensagens intrigantes e verdadeiras. Alguns estudiosos o colocam na posição de um Mestre Ascendente e outros o colocam ainda mais - como o próprio Jesus. Sananda é mencionado várias vezes em textos de Ashtar Sheran - o líder do espaço, que diz que ele é o Mestre dos Mestres.
Sananda fala que haverá grandes cataclismas que transformarão a Terra em todos os continentes. Outro nome similar a Sananda é: San-tana Dharma que fala das leis eternas da família e parece significar verdade, religião. Este nome é sagrado no Hinduísmo. E ele tem previsões semelhantes as que Sananda fez. Portanto, fica aqui a controvérsia. O certo é que Sananda é um ser muito especial que Ashtar Sheran menciona em suas mensagens. Ele deixa claro que este é o Mestre dos Mestres. Marian seria o canal com Sananda? Cada um com sua fé e crença. Eu prefiro acreditar que Ele está no meio de nós independente do nome que tenha adotado para uma comunicação. A fé é mais importante do que tudo.