As sete igrejas

Deus enviou mensagens para o Apóstolo João e esse passaria essas profecias para as sete igrejas da Ásia. Veja os detalhes e os anúncios dados a cada igreja, em detalhes. Todos esses relatos estão no livro do Apocalipse, na bíblia sagrada.

Éfeso(Desejável)(0-100):

Era da Pureza Apostólica
Elogio:
"Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho(...);" Apoc. 2:2. "...e pusestes à prova os que dizem ser apóstolos e o não são, e tu os achastes mentirosos." Apoc. 2:2.
Reprovação:
"...que deixastes a tua primeira caridade" Apoc. 2:4.
É a época dos apóstolos, durante o século I.
Foi um tempo de grande crescimento.
O historiador Gibbons diz que os cristãos chegaram a ser nessa época uns 6 milhões.
Os apóstolos deixaram bem claro, na Santa Bíblia, a doutrina pura de Cristo.
Outro ponto positivo: eles aborreciam as obras dos nicolaítas.
Os nicolaítas praticavam os pecados de Balaão(avareza, hipocrisia, idolatria e imoralidade).
A doutrina de Balaão influenciou Israel a comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem prostituição.
Alguns escritores cristãos no período pós-apostólico identificaram os nicolaítas com os gnósticos cristãos, que atribuíam idéias filosóficas à Bíblia.
Numa só geração foi o evangelho levado a toda nação debaixo do Céu. Pouco a pouco, ocorreu, porém, uma mudança. A Igreja perdeu seu primeiro amor. Ela tornou-se egoísta e amante da comodidade. Foi acalentando o espírito de mundanismo. O inimigo lançou o seu fascínio sobre aqueles a quem Deus dera luz para um mundo em trevas.



Esmirna(perfume suave)(100-313):

Era de Perseguição e Martírio
Elogio:
"Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza(mas tu és rico), ..." Apoc. 2:9. Na maioria dos casos, os que aceitavam o evangelho eram economicamente pobres e estavam em condição social desfavorável.
Representa a igreja desde o ano 100 a 313. Foi o período de horrendas perseguições do Império Romano contra os cristãos que foram queimados vivos, decapitados, entregues às feras no circo romano, etc.
Para esses fiéis mártires o Senhor não tem reprovação.
"(...)tereis tribulação de dez dias." Apoc. 2:10.
Uma atroz perseguição cumpriu essa predição. Iniciado por Dioclesiano(período de dez anos) em 303, os ataques aos cristãos continuaram até o cristianismo ser reconhecido como religião legal do Império pelo famoso Edito de Milão, promulgado por Constantino em 313.



Pérgamo(elevação)(313-538):

Era dos Compromissos[c/o Estado]
Elogio:
"...reténs o Meu nome, e não negastes a minha fé..." Apoc. 2:13.
Reprovação:
"...e tens lá os que seguem a doutrina de Balaão...os que seguem a doutrina dos nicolaítas...Portanto, arrepende-te..."Apoc. 2:14-16.
Como Satanás não pôde destruir a igreja com as perseguições, tratou de corrompê-la e colocá-la em compromisso com o Estado, introduzindo na igreja pagãos não-convertidos e que conservaram parte de suas idéias.
Esse paganismo na igreja foi tirando sua força espiritual.
A "Espada do Espírito" torna-se espada de punição para os que rejeitam o amor de Cristo, deturpam a verdade e se opõem a Seu povo.



Tiátira(sacrifício de contrição)
(perseguição)(538- 1517):


Era da Apostasia
Elogio:
"Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência..."Apoc. 2:19.
Reprovação:
"Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios" Apoc 2:20.
Alguns cristãos foram leais a Cristo durante esse período. Em terras que ficavam além da jurisdição de Roma, existiram por muitos séculos corporações de cristãos que permaneceram quase inteiramente livres da corrupção papal.
Os valdenses e os seguidores de Wycliffe e Huss estavam mais perto do cristianismo apostólico do que a maioria de seus contemporâneos.
Tiatira significa "sacrifício de contrição" e adequadamente representa o período da história da Igreja em que a fé simples foi mudada por meio da apostasia, ou sacrificada, sendo substituída por obras e penitências.
Jezabel, filha de um rei sidônio, adoradora de Baal, a qual introduziu idolatria e corrupção religiosa em Israel, é aqui o símbolo da apostasia e corrupção religiosa aberta. A Igreja se paganizara.
"Estrela da Manhã", refere-se a Cristo(Apoc. 22:16), mas às vezes também é aplicada a Wicliffe, "a estrela da manhã da reforma".



Sardes(cântico de alegria)(1517-1798):

Era da Reforma
Elogio:
"Mas também tem em Sardo algumas pessoas que não se contaminaram seus vestidos..." Apoc. 3:4. Reprovação:
"...Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto." Apoc. 3:1.
Sardes corresponde à igreja no século XVII e a primeira parte do século XVIII, quando a verdade bíblica começou a abrir caminho por meio da pregação dos reformadores.
Apocalipse 3:2 profetiza a tragédia vivida pelas igrejas que, após a morte de seus fundadores deixaram morrer parte das verdades descobertas e pregadas pelos reformadores.
Os que lideraram a Reforma eram homens de vigorosa consagração, mas seus seguidores, supondo que todas as batalhas já haviam sido ganhas, acomodaram-se em religião organizada.
Estavam espiritualmente "mortos", e não tinham portanto, o poder interior do Espírito Santo para realizar as obras que Deus pudesse aceitar.



Filadélfia(amor fraternal)(1798-1844):

Era do Reavivamento
Elogio:
"...tendo pouca força, guardastes a minha palavra, e não negastes o meu nome." Apoc. 3:8 Filadélfia quer dizer amor fraternal, representa a última parte do século XVIII e a primeira do século XIX, com o nascimento da expansão missionária e a organização das Sociedades Bíblicas.
Começa a estudar-se Daniel e Apocalipse e surgem os maiores reavivamentos da História.
A porta fechada e a porta aberta antitípicas. "Mostrou-se me então que os mandamentos de Deus e o testemunho de Jesus com referência à porta fechada não podiam ser separados, e que o tempo para os mandamentos de Deus brilharem em toda a sua importância, e para o povo de Deus ser provado sobre a verdade do sábado, seria quando a porta fosse aberta até que a mediação de Jesus no lugar santo do santuário terminou em 1844. Então Jesus se levantou e fechou a porta do lugar santo e abriu a porta que dá para o santíssimo, e passou para dentro do segundo véu, onde permanece agora junto da arca e onde agora chega a fé de Israel."Primeiros Escritos, pág. 42.



Laudicéia(povo do juízo)(1844):

A Era Presente
Elogio:
Não há.
Repreensão:
"... nem és frio nem quente... porque és morno, estou a ponto de vomitar-te da minha boca."Apoc. 3:15 e 16.
Conselho:
"Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo... e vestidos brancos...e que unjas os teus olhos com colírio..."Apoc. 3:18.
"Eu repreendo e disciplino a todos quantos amo. Sê pois zeloso e arrepende-te."Apoc. 3:19. Apesar da triste condição de auto-suficiência, e miséria espiritual de Laudicéia, Deus continua a amá-la; não tolera seus erros, mas lhe dirige os conselhos mais comovedores e inclusive faz o mais terno oferecimento: entrar em comunhão íntima, se Lhe abrirmos o coração.[Apoc. 3:20].

por Apocalipse2000