Homenagem a Chico Xavier

Foto de Chico XavierNo domingo passado o Brasil teve seus momentos de glória e luto. Gloria pela conquista do Pentacampeonato da seleção brasileira de futebol, e luto pela morte do médium Chico Xavier.

A página do Apocalipse dedica esta semana a o maior médium que o Brasil já teve. Uma pessoa simples, que passou por enormes dificuldades, renunciou a riqueza para ajudar aos necessitados. Um homem iluminado.

Nota do Web master: "Tive a oportunidade de ler uma das obras de Chico Xavier. Nosso lar, de 1944, ditado pelo espírito de André Luiz. Para os que pouco sabem sobre o espiritismo, o livro é esclarecedor de dezenas de dúvidas sobre o que acontece do outro lado. Para os mais experientes, um belo relato sobre o poder divino e da força do amor no plano superior.

Chico Xavier sempre foi referência ao espiritismo no Brasil e sempre será. Sua memória e obra ficarão para sempre na vida e no coração de todos os brasileiros."


Biografia de Chico Xavier

Francisco Cândido Xavier nasceu em Pedro Leopoldo (MG), no dia 2 de abril de 1910. Vindo de uma família humilde, filou órfão da mãe aos cinco anos de idade. Seu pai foi obrigado a entregar alguns dos filhos para outras famílias, e Chico ficou com sua madrinha, uma mulher nervosa que o maltratava cruelmente.

Nos seus momentos de angústia, um anjo de Deus, que fora sua mãe na Terra, o assistia, quando, desarvorado, orava nos fundos do quintal: "Tenha paciência, meu filho! Você precisa crescer mais forte para o trabalho".

E quem não sofre não aprende a lutar "".

Algum tempo depois, terminou seu martírio. Seu pai casou-se pela segunda vez e sua madrasta, alma boa e caridosa, recolheu Chico e seus irmãos carinhosamente.

Levantava-se agitado algumas noites e conversava com pessoas invisíveis. Ninguém podia compreender o que acontecia quando ele relatava o que ouvia às outras pessoas. Foi aconselhado a não ler mais revistas ou jornais, acreditando-se que pudesse resolver o problema. Disseram-lhe que ninguém volta a conversar depois da morte e que era o demônio que lhe estava perturbando.

Ao conversar com sua mãe, triste por não ser compreendido por ninguém, escutou dela que precisava modificar seus pensamentos, que não deveria ser uma criança indisciplinada, para não ganhar antipatia dos outros.

Ele deveria aprender a ficar em silêncio ao aprender alguma lição espiritual. Deveria obedecer a Deus para que um dia Ele lhe desse a confiança das pessoas.

Em fins de 1927 o Centro Espírita Luiz Gonzaga, sediado na residência de José Cândido Xavier, que se fez presidente da instituição, estava bem freqüentado. As reuniões se realizavam as segundas e sextas-feiras.

O primeiro trabalho mediúnico de Chico Xavier foi em 1931. Ele recebeu as primeiras poesias de "Parnaso de Além -Túmulo", que foi lançado em julho de 1932.

Em 8 de julho de 1927, Chico Xavier fez a primeira atuação do serviço mediúnico, em público. Seu primeiro livro psicografado foi publicado em 1931.

Em 1931, Chico passou a receber as primeiras poesias de "Parnaso de Além -Túmulo", que foi lançado em julho de 1932.

Em 1950, Chico Xavier havia recebido, pela sua psicografia, mais de 50 ótimos livros. Vivia no apogeu de triunfos mediúnicos.

Chico Xavier foi morar em Uberaba em 5 de janeiro de 1959 e começou suas atividades mediúnicas nessa mesma data.

Aos sábados ele visitava diversos lares carentes, levando amor e alegria às pessoas. A cidade de Uberaba, desde a sua vinda para cá, transformou-se num pólo de atração de inúmeros visitantes das mais variadas regiões do Brasil, e até mesmo do exterior, que aqui aportam com o objetivo de conhecer o médium.

Aqueles que conhecem a sua vida e a sua obra não medem distâncias para vê-lo. Chico Xavier não ficava com os direitos autorais de suas obras (em torno de 400). Eles são cedidos gratuitamente a editoras espíritas e entidades que necessitavam de amparo. Era um homem de poucos bens materiais. Vivia em uma casa simples e sem luxo. Era um homem rico de espírito, de amor. Sua saúde vinha ficando debilidada nos últimos anos, impossibilitando o médium de alguns de seus trabalhos e comparecimento às sessões. Mesmo assim, ele continuava sua tarefa de psicografia. A idade não foi um empecilho para ajudar as pessoas. Ele continuava firme e sua alma sempre forte e pronta para o trabalho.

O médium Chico Xavier morreu na noite deste domingo aos 92 anos em Uberaba, Minas Gerais. Ele estava com vários problemas de saúde e teve uma parada cardíaca. Ele completaria 75 anos de atividade médium no próximo dia 8 de julho.

Conheça toda a obra de Chico Xavier

Por Apocalipse2000