Deuses
Para quem quer conhecer mais, a
Dimensão Wicca coloca a disposição maiores informações.
A Deusa e o Deus estão ambos dentro de nós e manifesta-se em toda a natureza conforme os princípios da natureza, a força suprema foi personificada em dois seres básicos: a Deusa e o Deus.
Os complexos panteões deidades surgidos em muitas partes do mundo são aspectos desses dois.
No passado, quando a Deusa e o Deus eram tão reais como a Lua e o Sol, os ritos de culto e adoração eram desestruturados numa reunião espontânea e prazerosa com o divino. Posteriormente, os rituais passaram a seguir o curso do Sol atrás do ano astronômico, assim como o crescer e o minguar da mensal da Lua.
O Divino é gêmeo, consiste na Deusa e no Deus. Podemos contatá-los e comunicarmos com eles pois uma parte de nós está neles, assim como eles estão em nós.
A religião baseada apenas na energia feminina, entretanto, é tão desequilibrada e desnatural quanto outra totalmente voltada ao masculino. Um equilíbrio perfeito entre ambas é o ideal. A Deusa e o Deus iguais, e complementares.
Podemos representar os Deuses usando uma vela vermelha para o Deus e uma verde para a Deusa. Isto confere com a associações naturais da wicca, pois o verde e o vermelho são cores ligadas à vida e a morte.
Reconhecemos os aspectos obscuros da Deusa e do Deus do mesmo modo como reconhecemos os claros. Tudo na natureza é composto de opostos, esta polaridade reside também na natureza e em nós mesmo.
As forças masculinas e femininas representam a diferença , mas em essência, são a mesma força fluindo em direções opostas, mas não contrarias.
A mulher é vista como a força que dá a vida, o poder de manifestação de energia fluindo para transformar-se em matéria. O homem é visto como a força da mente, em um sentindo positivo, não negativo: a força da limitação que é o equilíbrio necessário para a criação descontrolada, o poder da dissolução, do retorno à informidade. A polaridade dos princípios femininos e masculinos não devem ser compreendida como padrão genérico para indivíduo feminino e os seres humanos. Cada um de nós possui ambos os princípios, somos o feminino e o masculino. Ser completo significa estar em contato com as duas forças: criação e desintegração. Crescimento e limitação.
Deusa
Ela possui 3 aspectos: a donzela, a mãe e a anciã que simbolizam as Luas Crescentes, Cheia e Minguantes. Nós a vemos na Lua, no silêncio e flutuante oceano e no primeiro verdejar da primavera. Ela é a incorporação da fertilidade e do amor.
Muitos símbolos são utilizados na wicca para honrá-la, como o caldeirão, a taça, o machado, flores de 5 pétalas, o espelho, colares, conchas do mar, pérola, prata, esmeralda... Alguns animais que a representa como o coelho, o urso, a coruja, o gato, o cão, o morcego, o ganso a vaca, o golfinho e a abelha.
A Deusa já foi representada como uma caçadora correndo com seus cães de caça; uma deidade celestial caminhando pelos céus com pó de estrelas saindo de seus pés; a eterna mãe com o peso da criança; a tecelã de nossas vidas e mortes; uma anciã caminhando sob o luar buscando os fracos e esquecendo, assim como muitos outros seres. Mas independentemente de como a vemos, ela é onipresente, imutável, eterna.
A Deusa enche-se de amor e dá à luz, uma chuva de espíritos brilhantes, uma chuva que desperta a consciência para o mundo assim como a umidade provocada o verdejar na terra. A chuva que alimenta a vida, assim como as águas rompantes anunciam o nascimento, o extático dando lugar à vida.
Deus
Vemos o deus no Sol, brilhando sobre nossas cabeças durante o dia nascendo e pondo-se no ciclo infinito que governa nossas vidas.
O Deus também gentil com os animais silvestres. Na forma do Deus Cornudo ou Cornífero, Ele é por vezes representado com chifres em sua cabeça. Os domínios do Deus incluíam as florestas intocadas pelas mãos humanas, os desertos escaldantes, e as altas montanhas. As estrelas, por serem na verdade sóis distantes, são associados a seu domínio.
O Deus é a colheita plenamente madura, o vinho inebriante extraído das uvas, o grão dourado que balança num campo, as maças viajantes que pendem de galhos verdejantes nas tarde de outono.
Símbolos utilizados para representar ou cultuar o deus, são a espada, o chifre , a lança, a vela ouro, diamante, a foice, a flecha, o bastão, o tridente, facas ou outros. Animais que representam o Deus o touro, o cão, a cobra, o peixe, o gamo, o dragão, o lobo, o javali, a águia, o tubarão e os lagartos.
O princípios masculino é visto, inicialmente, como uma figura andrógina: a criança, o Deus azul do amor tocando flauta. Sua imagem é conexa à do deus Azul pessoal, o self profundo, que também é andrógino. Jovem bondoso, filho amado, ele jamais é sacrificado.
O aspecto verde é o Deus da vegetação o espírito do milho, o grão é colhido e então replantado; a
semente que morre a cada colheita eternamente renasce toda primavera.
O Deus Galhudo mais "masculino" no sentido convencional das projeções da Deusa, é eterno caçador e também, o animal que é caçado.
"Mesmo se nuvens bloqueiam o céu, ainda assim as energia dos Deuses lhe alcançarão".
Por Bianca Ben - Dimensão Wicca